Pesquisar o site

Autores

CULTURA


CULTURA
A Cultura em nosso município nunca teve o apoio devido e à altura da potencialidade de nossos cidadãos. No passado, algumas professoras, em especial Selena Lapietra de Melo, Zulmira e Zenaide Barbosa incentivavam  seus alunos a praticarem teatro. Na década de 60 era comum apresentações de seus alunos em eventos oficiais e em especial em festas da Igreja. O Pe. Francisco Guffi era grande adepto da arte e nas festas que eram realizadas no salão paroquial primitivo, rústico, ele pedia para que buscássemos o grupo teatral da Escola Humberto de Campos, e a professora Selena, embora presbiteriana, fazia sucesso com as esquetes muito engraçadas e ao gosto dos espectadores. Aquele grupo adquiriu tamanha notoriedade que foi convidado e se apresentou na TV Coroados de Londrina, na época.
Era impressionante a ligação entre o Pe. Francisco, o sr. Nicola e a Dona Honória, conterrâneos da Itália, o que facilitava o intercâmbio cultural.
Na época, e após a inauguração do Salão Paroquial, várias apresentações teatrais foram realizadas, e era bastante produtiva a participação da comunidade. Destaco aqui as performances humorísticas do Vicente Carrara e do José Antonio Pichelli. Quem os vê, não imagina.
O desenvolvimento maior se deu após a construção, pelo prefeito Sidney Bellini, do Anfiteatro Municipal e a contratação do sr. Durvalino Claudionor, que fundou o Grupo Teatral "Arte e Coração", o qual já se apresentou em diversos eventos, não só locais como também em todo o Estado.


A Secretaria Municipal da Cultura, com  esta denominação, teve suas atividades iniciadas em 01/01/97 na administração de Laércio Barriquelo, tendo como Diretor - Antônio Robson Picoli, realizador de vários eventos culturais para nosso Município. Entretanto, não foi legalmente formalizada, e funciona até hoje como Diretoria vinculada à Secretaria de Educação. 
Dentre suas atividades podemos destacar:
Ano de 1997:
# Preparativos do Baile do Hawai; Carnaval ; Eleição do Concurso a Q Bolada; Concurso da Rainha do Carnaval; Apresentação - A Biblioteca vai à Escola; Teatro - Portal de Luz; Teatro - Ressurreição de Jesus; Organização do 1º Encontro Contra as Drogas; Teatro - Drogas; Preparativos da Páscoa; Trilha da Cultura; Oficina de Dança Moderna; Oficina de Expressão Corporal; Oficina de Arte e Educação Literatura; Oficina de Teatro de Bonecos; Oficina de Iniciação Teatral; 
Apresentação Ballet Clássico e Moderno; Ballet Giseli - Jandaia do Sul; Show - Zezé e Simões /  Wandeko e Daisy; Abertura dos Jogos Abertos de Inverno de Cambira; Participação no Miss Brasil Expo-Beleza Internacional - Isabela Spaciari de Camargo; Apresentação das Pedras do Rio Cambira no programa “Meu Paraná - Rede Globo”; Concurso - Miss Cambira; Participação Miss Regional, Miss Paraná e Miss Imprensa do Paraná - Eliane Cristina de Oliveira Bueno; Organização - Miss Vale do Ivaí; Organização Traje Típico do Concurso Miss Paraná; Preparativos do Baile de Aniversário do Município;  Teatro - O Teatro vai à Escola (Ônibus); Participação Miss Brasil Comércio -  Paula Andréa Cardeal Rinaldi; Preparativos da A Mais Bela Vovó; Show - Grupo Argentino Vientosur; Calçadão e Anfiteatro; Elaboração do Projeto - Painel do Calçadão; Show - Final de Ano no Calçadão; Preparativos dos enfeites de Natal; Decoração da Prefeitura Municipal - Presépio; 
Janeiro a Setembro de 1998:
Desfile - Traje Reciclado; Preparativos do 1º Encontro da Participação da Mulher na Política; Preparativos para o lançamento da Super Sopa; Comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e Monteiro Lobato. Apresentação de Teatro nas Escolas; Comemoração ao Dia do Índio - Nas Escolas; Exposição Permanente - Obra e Vida de Camões; Teatro - O Fio; 
Exposição de Fotos Antigas de Cambira, Cinema, Fotos de Sete Quedas,  Futebol do Brasil, Futebol Cambirense, Castro Alves, Belezas Cambirenses,  Curso de Pintura, Lendas Brasileiras, História da Biblioteca, Trilha da Cultura,  Oficina de Teatro, Oficina de Dança Moderna, Oficina de Arte e Educação Literatura, Apresentação de todos os alunos da Trilha da Cultura, Abertura do Jogos Abertos de Inverno de Cambira, Preparativos para a Reunião da AMUVI,  Decoração da Prefeitura Municipal - Copa do Mundo, Gravação ao vivo do Programa de TV - Cultura canal 38 RTV, Teatro - Sexo dos Anjos, Concurso Miss Cambira - Tatiane Sanches, Participação Miss Terceira Idade do Paraná, no Centro dos Idosos denominado Deolinda Rivelini Pereira. 

Passou à Administração do Departamento de Cultura a Biblioteca Municipal, o Anfiteatro Municipal e a Fanfarra Municipal. Criada na primeira gestão de Florindo Picoli, e com a direção do "Bispo", Delegado em Cambira, esta se desenvolveu e trouxe muitas alegrias para nosso Município. Professores de música foram contratados e a fanfarra conquistou vários troféus em competições, inclusive dois títulos paranaenses.


Teatro 01

 
 
 
 
Subpáginas (2): Durvalino teatro 01
Comments