LAÉRCIO BARRIQUELO

Em 1º de janeiro de 1997, assumiu a Prefeitura Municipal o Sr. Laércio Barriquelo, após uma das disputas mais acirradas da história do Município, tendo contado com o apoio do Prefeito Sidney Belini. Nascido aos 18/05/60 em Cambira-PR., filho de José Barriquelo e Francisca Rodrigues Barriquelo, é casado com a Sr.ª Elenice Nogueira Barriquelo, e teve como Vice-Prefeito o Sr. Paulo Rinaldi, o popular Paulinho da PAK.
Experiente, graças aos seus doze anos de trabalho no Serviço Público Municipal, bem como no Legislativo, tornou-se um administrador totalmente diferente dos antecessores.
Mudou a sede da Prefeitura para o prédio do antigo Ginásio Gonçalves, e obteve muitos recursos na esfera federal, num trabalho conjunto com o Deputado Borba. 

Neste período a Câmara Municipal era composta dos seguintes vereadores: Narciso Luiz Rastelli, Antonio Miksza, Antonia Guirro de Lima, Dirce Gonçalves de Oliveira, João Ademir Zani, David Joaquim M. Batista, Claudio Alexandre Sotti, Francisco Inácio Tomazi, Dr. José Luiz Duarte, que licenciou-se e Norberto Pena dos Santos. Laércio foi eleito Prefeito do Município com 36 anos de idade e destacando-se pela sua formação educacional a nível de 3º Grau e pela sua experiência como Professor em diversos Colégios de 2º Grau e na Faculdade de Apucarana.
Foi vereador por dois mandatos consecutivos com destaque muito grande na área social, e é funcionário da Caixa Econômica Federal. Assumiu a direção do Município enfrentando grandes dificuldades financeiras e um momento de crise no País; porém, com criatividade, pulso firme e determinação, transformou Cambira em um dos melhores Municípios do Vale do Ivaí, além de manter todo o ritmo administrativo e o atendimento social.
Entre suas realizações, destacam-se:
# Construção da Praça - Calçadão no centro da cidade. Na realidade, a praça foi apenas concluída em sua gestão, visto que a aquisição de terreno, elaboração de projetos e construção tiveram início na gestão do sr. Sidney Bellini. Entretanto, o prefeito Laércio alegava que, tendo ele pago integralmente todas as despesas para a obra referida, foi ele quem realmente construiu a praça, em que pese constar na placa de inauguração que a obra foi iniciada na gestão anterior. Posteriormente procedeu à cobertura da concha acústica da praça.  
# Asfaltamento dos Núcleos: Jardim das Flores e Jardim Pérola
# Construção do Colégio Municipal Monteiro Lobato no Jardim das Flores - Convênio com o Estado. Também esta obra foi executada parcialmente na gestão anterior, que inclusive deu denominação à escola.
# Construção de 01 incubadora industrial para geração de empregos no Parque Industrial, e Construção de diversos barracões industriais no Parque Industrial.
# Reformou em parceria com o Estado os Colégios Estaduais: Rosa Delúcia Calsavara e César Lattes.
# Construção da Farmácia Municipal nos fundos do Posto de Saúde.
# Aquisição de novos brinquedos e
melhoria no Play Ground na Praça da Igreja Matriz.
# Construção da Vila Rural no Sete de Maio com 23 unidades. 
# Construiu Pista de Rodeio no Bairro do Cruzeiro em parceria com a comunidade e reformou a Pista do Bela Vista.

# Criação do Posto do Detran - informatizado na Prefeitura
# Construção do Salão de Festas e Praça Diaconal no Bairro de Santa Luzia. 
# Reformou todos os ônibus Transporte Escolar - inclusive com a mudança de cor.
# Implantação da Secretaria Municipal da Cultura.
# Construção 5.000 metros de meio-fio na Cidade e no Bairro do Sete de Maio e Construção de galerias pluviais no Jardim das Flores.
# Lama asfáltica nas ruas dos Colégios Estaduais Rosa Delúcia, César Lattes e da Prefeitura Municipal.
# Mudança da sede da Prefeitura Municipal - criando maior espaço e conforto para o atendimento. Para isto utilizou-se do prédio onde funcionava o antigo Ginásio Gonçalves Dias, e que estava destinado ao funcionamento da Escola Municipal “São José”, nos planos do governo anterior.
# Auxilio na construção de 22 granjas de frango e telhas para a construção de 18 barracões para criação do bicho da seda.
# Obteve junto à órgãos competentes do Estado, os seguintes veículos: uma viatura policial 0K - Parati, uma ambulância 0K - Besta toda equipada, um Fiat Uno 0K para a Emater, Um Volks 84 - Ambulância no Bairro do Sete de Maio, Um Gol 87 - Doado pelo Detran-PR; Adquiriu uma Ford-Pampa para o setor de peças e 01 veículo Santana 0 km para o Gabinete do Prefeito;
# Readequação e empiçarramento de diversas estradas rurais, carreadores e Pontes para melhorar escoamento da safra.
# Distribuição de 450 sacas de milho para o plantio e 3.000 toneladas de calcáreo, bem como a construção de 01 terminal de calcáreo - próximo ao Bairro do Bela Vista.
# Implantou o supletivo de 5ª a 8ª série em Cambira, Sete de Maio e Palmeirinha.
# Aquisição de um terreno da Igreja Matriz para construção de um novo Campo de Bocha Municipal.
# Construção da Casa do Produtor Rural - fundos do Ginásio de Esportes.
# Construção de Barracões industriais no Bairro do Sete de Maio, de Lanchonete e Arquibancada no Campo do Bairro Sete de Maio
# Patrocinou a gravação de um CD, com a música do Hino de Cambira.
# Construção de Centro de Múltiplo Uso com 200 m2 no Bairro do Sete de Maio - através do PROVOPAR.
# Instalações de novas indústrias como Bonestampa, Elma Chipps, Fábrica de Bolachas, Caninha Tonél, Barco-Forte, Indústria de Mármore, Fábrica de Bijuterias entre outras, com geração de 180 empregos. Infelizmente, a maioria dessas indústrias tiveram pouca durabilidade em Cambira.
# Aquisição de um sitio com 2,5 Alqueires para construção do terminal de calcáreo, viveiro de mudas de café, Estação de Flores e Associação dos Funcionários. Para tanto, utilizou=se dos recursos oriundos do Fundo de Previdência Municipal, por ele extinto;
# Adquiriu 02 esparramadores de calcáreo.
# Fez a cobertura da Quadra de Esportes ao lado da Prefeitura.
# Construiu uma quadra Poliesportiva coberta no Bela Vista.
# Reformou as quadras de Esportes dos Colégios Estaduais, inclusive com a cobertura da quadra do Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara em parceria com o Estado.
# Executou projeto de sinalização em vias públicas da cidade.
# Construiu um Centro de Convivência da família na Vila Rural.
# Equipou os Colégios Municipais com TV e Vídeo.
# Construiu um Centro de Formação de Mão de Obra ao lado do PROVOPAR.
# Com recursos advindos do Fundo Municipal de Previdência, comprou uma Chácara com 01 alqueire - na saida para Apucarana para a implantação de Parque Industrial e adquiriu os terrenos doados para a Indústria Zulin e Forquímica.
# Instalação de Confeitaria, Sorveteria, Unidade de Produção de lã de Carneiro, Informatização do PROVOPAR, aquisição de Máquinas para formação de Mão de Obra na Indústria do Boné, aquisição de 01 carro para o Conselho Tutelar, início da construção de uma Creche, além de todo o trabalho social através da Srª Elenice Nogueira Barriquelo.
Paulo Rinaldo
Paulo Rinaldo, popular Paulinho da Pak, comerciante no ramo de cerealista, chegou em Cambira para gerenciar o entreposto da CANORPA. 
Comments