PREFEITOS‎ > ‎

FLORINDO PICOLI

O Sr Florindo Picoli administrou Cambira por 10 anos, e em função do longo tempo, optamos por apresentar sua administração num só capítulo, pela dificuldade em diferenciar suas realizações numa ou noutra gestão.
Nascido em 28/10/1940 em Presidente Prudente - SP., filho de José Picoli e Aurora Dalben Picoli, viveu até 1968 na Caixa São Pedro e posteriormente em Mandaguari, donde se mudou para Cambira. Suas raízes cambirenses, entretanto, remontam ao início da década de 40, quando seu avô - Pedro Picoli, radicou-se em Cambira, próximo ao atual Trevo da Bela Vista, onde abriu o sítio e plantou o café. Era casado em primeiras núpcias com Irací Loretto Picoli. 
Em sua primeira gestão concorreu com o Sr Honório Arcanjo da Fonseca, e teve como vice-Prefeito o Sr Cabral Ribeiro Franco. A Câmara Municipal era composta pelos vereadores Jamil Nakad, Vanderley Ricci, Antonio Felisberto Espada, Martinho Nunes Aveiro, Antenor Calsavara, Hermínio de Oliveira, Zelindo Magon, José Alves Pereira e Francisco Pereira.
Os suplentes foram: Sebastião José Tomaz, Osvaldo Rivelini, Cylas Assis Marinho e Odécio Rossi. Governou de 31/01/73 a 31/01/77.
Após eleger seu candidato José Alves Pereira, disputou novamente o cargo de Prefeito, venceu e teve a mais fácil vitória de toda a história do Município. Com 89% de votos, contra a somatória de 11% dos outros três candidatos, os Srs. Vanderlei Ricci, Antonio de Souza Garcia e Francisco Martins de Lima, reassumiu o comando municipal em sua 2ª gestão, no período de 31/01/83 a 31/12/88, tendo novamente como vice-Prefeito o Sr Cabral Ribeiro Franco, sendo a Câmara composta por: Eros Boscardin Torres, Herminio de Oliveira, Sidney Bellini, Moacir Menosse, Augusto Batista de Rezende, Enivaldo Pedro Sapatini, João Mareze, José Guimarães Gomes e Maurílio Montanari.
Como suplente atuou o sr. Virgínio José Valente.
Jovem dinâmico, com apenas 33 anos em sua primeira gestão, de temperamento forte, bastante conceituado pessoal e politicamente, com decisões rápidas, apresentou critérios diferentes de administração nos dois períodos. No primeiro, em que  me nomeou seu Secretário, delegou poderes aos auxiliares diretos, nomeou adversários políticos para cargos de chefia, e entregou-se de corpo e alma à consolidação material de seus projetos, fazendo-se conhecido politicamente. Era bastante avesso à mídia, com quem, por problemas financeiros, não mantinha amplo relacionamento. Provocava a notícia pelos cargos que ocupou, quer na Presidência da AMUVI, ou através do Hospital Regional do Vale do Ivaí, do qual foi um dos fundadores, ou pelas atitudes políticas, quando em pleno Gabinete do governador José Richa, em reunião com todos os prefeitos do Paraná, teve com ele um entrevero bastante comentado na época, ou promovendo concentração a nível de Estado em Cambira para o lançamento da candidatura de Jayme Canet Jr. ao Governo do Estado, de quem era amigo íntimo. E esta amizade fez com que, em seu 2º mandato, mudasse completamente sua maneira de agir, tornando-se mais individualista, concentrando mais poder, consolidando seu prestígio político a nível regional.
Candidato a deputado estadual pelo PRN, não logrou êxito, vindo a ser, em 1993, o 1º Prefeito do recém-criado Município de Novo Itacolomi, sendo nesta época casado com a sra. Edna Cazadei. Faleceu em 28/01/1994, em pleno exercício do cargo.
Na década de seu governo além dos serviços corriqueiros de toda  a administração, pôde realizar obras de grande importância para o desenvolvimento do Município, muitas das quais subterrâneas e que não aparecem aos olhos da população, destacando-se:
# Reequipamento interno da Prefeitura, com aquisição de móveis e máquinas mais modernas, dando melhores condições de trabalho à sua equipe.
# Eliminação da imensa voçoroca que ameaçava engolir a área de terras situada entre a BR-376 e a RFFSA, com a instalação de galerias de águas pluviais, com tubulação de 1,00 m de diâmetro.
# Aquisição do terreno e construção da Estação Rodoviária de Cambira.
# Construção da 1ª etapa do Ginásio de esportes.
                        # Pavimentação asfáltica da Av. Paraná.
# Aquisição de 4,00 alqueires para instalação do parque Industrial; instalação de 1.200 metros de galerias pluviais na área; instalação de energia elétrica no local e instalação das primeiras indústrias, como Marcenaria do Odair Estrope, Nanúncio Móveis, Café Osasco e fora da área industrial, ofereceu condições para a instalação do Macarrão Jandaia.
# Aquisição de 2,50 alqueires de terras e doação à COHAPAR para construção do Conjunto Tancredo Neves, com Creche.
# Construção e instalação da Vaca Mecânica.
# Construção do prédio do Centro de Saúde, na Rua Venezuela, com aquisição do terreno.
# Construção da parte superior do prédio da Prefeitura, na Rua Argentina,110 e instalação da Prefeitura naquele local.
# Construção de prédio e instalação de Postos de Saúde em Itacolomi, Sete de maio e Santo Antonio.
# Aquisição de terreno e doação à Fundação Nacional de Saúde para construção de Hospital.
# Aquisição e doação de terreno à Associação dos Fiscais de Apucarana para construção do Clube próprio, hoje revertido ao Clube 22 de outubro.
# Construção de Escolas; ampliação de outras em convênio com o Estado e reformas em diversos estabelecimentos de ensino.
# Contrato com a EMATER para reinstalação do escritório,  impulsionando o desenvolvimento agrícola do Município.
# Calçamento com paralelepípedos das Ruas Brasília, Itaipu, Venezuela, parte da Argentina, Cecílio Nakad, Itália, Paraguai e Travessa Apucarana e Grécia.
# Construção de galerias de águas pluviais no  Conjunto Residencial Tancredo Neves; e em diversas vias públicas de Cambira.
# Construção da Delegacia de Polícia de Itacolomi.
# Construção de diversas pontes, com cabeceiras de concreto.
# Êxito nas gestões junto ao Governo Estadual para realização de sua maior aspiração: o asfaltamento da Estrada Cambira a Borrazópolis, obtida no Governo de João Elisio Ferraz de Campos.
# Obtenção de recursos financeiros estaduais para implantação do sistema de micro-bacias e cascalhamento de estradas na zona rural.
# Aquisição de:  Dois ônibus escolares, Uma ambulância Caravan 0 Km, Uma Ford Belina, Um caminhão basculante Chevrolet 0 Km, Dois caminhões basculantes ano 1979, Um caminhão Ford F-600, ano 1976, Um caminhão basculante F-14.000 0 Km, Uma motoniveladora Huber Warco, nova, Um caminhão FNM para transporte de  máquinas rodoviárias, Uma pá carregadeira Michigan 75 HD, nova; Um rolo compressor, Um veículo Volkswagen ano 1986, 0 Km, Um automóvel Corcel II ano 1983, Um automóvel Opala Comodoro 0 Km, Uma Kombi 0 Km, 
# Instalação de telefone em Sete de Maio e nos 300 Alqueires,
# Construção de nova garagem, com instalação de oficina mecânica, lavador de carros, borracharia e instalação de marcenaria, bem como o calçamento do pátio com paralelepípedos.
# Instalação de alambrado no Estádio Municipal de Itacolomi.
# Implantação do CLIC rural no Município, em convênio com a COPEL.
# Construção da Praça dos Pioneiros e do Parque Infantil João Paulo I na mesma.
# Instalação do Parque Infantil em Itacolomi.
# Construção do prédio para abrigar o Pré-Primário, com 120,00 m2, no Colégio Estadual “Rosa Delúcia Calsavara”.
# Criação e implantação da APAE DE CAMBIRA, em prédio cedido pela Prefeitura.
# Aquisição de diversas áreas de terra em Cambira.
# Calçamento da via principal do Cemitério Municipal com paralelepípedos.
Sr. Cabral Ribeiro Franco
O sr. Cabral Ribeiro Franco, por sua liderança política na região de Itacolomi, foi escolhido por Florindo Picoli para ser o seu vice-prefeito, e a ele foi delegada a responsabilidade de cuidar dos serviços relacionados àquela comunidade, quer no setor urbano quanto no setor rural. Em algumas ocasiões assumiu como titular e desempenhou suas atividades com respeito e muita dedicação. Enérgico e zeloso no trato das coisas públicas, sempre agiu com muita honestidade em seus atos, quer em sua vida particular, quer na parte administrativa.

Comments