PREFEITOS‎ > ‎

JOSÉ DECINIO CATANEO

Após o segundo mandato do Sr Florindo Picoli, e com seu apoio, e enfrentando o candidato Sidney Bellini, foi eleito Prefeito para o período 01/01/1989 a 31/12/1992 o Sr José Decíneo Cataneo, popular Binha, tendo como vice-Prefeito o Sr Francisco Pereira. Nasceu em Cambé-PR. no dia 08/07/1945, filho de Pedro Cataneo e Maria Conchon, e casado com Tereza Marezi Cataneo. A Câmara os Vereadores era composta de Aércio Lorencini, Anésio Miliati, Aparecido Hilário Evaristo, Benedito Secco, João Rodrigues Filho, José Luiz Duarte, Laércio Barriquelo, , Moacir Menosse, Sebastião Pereira da Silva,.
De temperamento amável, com relacionamento amigável com a comunidade, adotou um sistema de governo popular, com uma dose acentuada de paternalismo político, e amplo relacionamento com todas as camadas políticas. Com uma vivência maior no serviço público, pois além de ter sido vice-Prefeito na gestão de José Alves Pereira, ainda ocupara cargos importantes na administração Municipal, o Binha tinha plena consciência das necessidades do Município. Para tanto, voltou-se de imediato para o lado social, dinamizando este importante setor da administração, entregando-o nas mãos da esposa, a qual reativou a APMI, dando-lhe condições de atendimento à população carente, e à juventude, através dos cursos de formação profissional. Fundou a Associação de Amparo aos Idosos, dando-lhe as condições materiais necessárias para a construção de sua sede social, o Clube dos Idosos. Outra obra de grande importância foi a construção do Centro Comunitário, um local para a realização de bailes para a juventude, o que não existia.
Dentre suas inúmeras obras, destacam-se:
# Conclusão do ginásio de Esportes de Cambira, com a construção ainda da Quadra de Malha, arquibancada e campo de futebol suíço.
# Urbanização e ajardinamento da área da Rodoviária.
# Ampliação do prédio da Creche Municipal.
# Construção do Coreto, ajardinamento e reforma de sua iluminação na Praça dos Pioneiros.
# Criação da Escola Municipal São José, com a integração de Escolas isoladas e municipalização parcial do ensino.
# Iniciou a construção da Capela Mortuária de Cambira.
# Instalação de galerias de águas pluviais e calçamento com paralelepípedos nas Ruas Natal, Sergipe, Rio Grande do Sul, Ponta Grossa, Avs. Canadá e Itália e Conjunto Res. Tancredo Neves.
# Construção de calçada-padrão no centro de Cambira.
# Combate à voçoroca na Rua Canadá, 
com a canalização das águas pluviais do Trevo de acesso até Ribeirão Dourados, aplicando 700 tubos de 1,00 m de diâmetro na obra.
# Construção do acesso a Cambira através de convênio com o DNER.
# Construção de barracão para a Macarrão Jandaia, doação de terrenos para diversas indústrias na Área Industrial; e auxílio a diversas indústrias.
# Captação de água potável do Ribeirão Maratá, com 5 Km de extensão de redes, solucionando o problema da falta de água potável na cidade, com investimentos de US$$ 750.000 na execução das obras.
# Aquisição de 2,00 alqueires de terra doados para a COHAPAR para construção do Jardim das Flores I, com 102 casas populares, inaugurado na gestão posterior.
# Aquisição de terreno para reserva Municipal.
# Construção de diversas casas em alvenaria para residência de servidores municipais.
# Construção, em regime comunitário, de campos de futebol em bela Vista, Sete de Maio, Santo Antonio e Ponte Preta.
# Construção de 09 pontes de concreto.
# Construção de abastecedouros de água potável nos bairros; moinhos e engenhos em convênio com diversas associações de moradores.
# Readequação de 42 Km de estradas vicinais rurais.
# Ampliação dos prédios dos postos de saúde existentes.
# Ampliação do prédio do Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara, com construção da Quadra de Esportes, 04 salas de aula, refeitório e sala do professor.
# Construção de Quadra de Esportes no Colégio Estadual César Lattes.
# Construção de 2 Km de calçamento em paralelepípedo da Estrada do Cruzeiro, em convênio com o DER/PR.
# Adquiriu micro-computadores para a Prefeitura.
# Ampliação do prédio do Centro de Saúde para instalação de Raio-X, Dentistas e Sala de Inalação.
# Continuidade das obras do Hospital, através da FNS.
# Criação e regulamentação do PROVOPAR.
# Aquisição das seguintes máquinas e veículos: Dois caminhões F-11.000 novos, Um trator de esteiras Caterpilhar D-4, Novo,  Um veículo Santana Quantum novo, Uma Kombi Volkswagen nova, Um veículo Marajó 1986, Um Corcel II, Uma Pick-Up Willys Overland, usada e Um ônibus Scânia, 1980, para transporte de estudantes 
# Aquisição do terreno e doação à APAE DE CAMBIRA para construção de suas instalações e da Escola Especializada Recanto do Amor.
# Construção do Coreto e Fonte Luminosa da Praça dos Pioneiros, em Cambira.
# Calçamento de vias transversais do Cemitério e ajardinamento em frente.
Francisco Pereira
O sr. Francisco Pereira, popular Chico Tié, representando Itacolomi, elegeu-se vice-prefeito juntamente com o prefeito José Decinio Cataneo, o qual o encarregou de cuidar dos serviços urbanos e rurais de Itacolomi. Durante o mandato, manteve sempre bom relacionamento com o Chefe do Executivo, bem desempenhando suas funções e  dele merecendo total confiança, sendo-lhe delegado autonomia para resolver os problemas relacionados ao Distrito. 
Comments