SIDNEY BELLINI

Em 1.º de janeiro de 1993, assumiu a Prefeitura o Sr Sidney Bellini, candidato único eleito com apoio de todas as correntes políticas do Município, graças aos acordos firmados com os Srs. José Decíneo Cataneo e Florindo Picoli. Nascido em Cambira aos 08/01/1952, filho de José Bellini Filho e Augusta Genovez Bellini, é casado com Maria Neusa Rodrigues Bellini, e teve como vice-Prefeito o Sr Aparecido Hilário Evaristo, o Cidinho Gabriel. Seu mandato expirou em 31/12/1996.
Neste período a Câmara Municipal era composta dos vereadores Moacir Menosse, Ernesto Barlate, Norberto Pena dos Santos, João Ademir Zani, Antônio de Souza Garcia, Antonio Miksza, Francisco  Inácio Tomazi, Laércio Barriquelo e Luiz Carlos de Melo E pelo suplente Roberto de Campos.
Empresário bem sucedido, experiente, de temperamento pacífico, retraído, sem muita popularidade na época, centralizador e individualista em suas ações, agiu sempre com firmeza na consecução dos seus objetivos, através de uma ampla divulgação de seu nome nos meios de comunicação, e com uma administração bastante paternalista reverteu sua imagem junto à população, tornando-se hoje um dos políticos mais populares.
Assumiu a direção do município numa situação diversa da dos demais Prefeitos, pois com a emancipação do município de Novo Itacolomi, a área territorial de Cambira foi drasticamente reduzida de 314,9 Km2 de extensão, para 166,0 Km2. Dum total de 385 Km de estradas rurais, sobraram para Cambira 166 Km, possibilitando-lhe a oportunidade de dedicar maior atenção aos problemas da zona urbana de Cambira e de Sete de Maio. Além dos serviços de ordem natural, executou as seguintes obras e feitos:
# Ampliação do Centro Educacional, antigo Ginásio Gonçalves Dias, e instalação ali da APMI e PROVOPAR.
# Construção do Anfiteatro Municipal.
# Construção da Creche em Sete de Maio.
# Calçamento com pedras irregulares de trechos das Ruas São Paulo; saídas para Apucarana e Jandaia do Sul, na Av. Brasil; estrada do Cruzeiro e diversas ruas de Sete de Maio.
# Doação de terrenos e estruturas pré-fabricadas para construção de barracões industriais.
# Aquisição de 2,00 alqueires de terreno para ampliação da área industrial e implantação de infra-estrutura na área industrial.
# Readequação da Estrada do Benjoim em convênio com o DER/PR.
# Asfaltamento das Ruas Romualdo Sperandio, parte da José Belini - Em frente Estádio Luiz Marezi.
# Início da construção da Praça do Calçadão.
# Urbanização de extensas áreas da cidade, com plantio de grama e implantação de guias e sarjetas.
# Construção de 144 casas populares em Cambira e 23 em Sete de Maio, em sistema de multirão com os mutuários.
# Instalação da padaria, Casa da Farinha, Fábrica de Detergente e Marcenaria, através do PROVOPAR e da Sr.ª Maria Neusa Rodrigues Bellini.
# Construção do prédio e instalação da Clínica de Fisioterapia.
# Dinamização da assistência social no Município, através da APMI, PROVOPAR, Clube dos Idosos e Prefeitura
# Readequação e empiçarramento de diversas estradas rurais; e construção de pontes.
# Retomada de posse e cessão, por tempo determinado, de área para o Clube 22 de outubro.
# Aquisição de terreno e doação para construção de 20 casas de 1ª linha.
# Incentivo e auxílio financeiro para implantação de piscicultura, sericicultura, ouvino cultura e criação de aves de corte e postura.
# Continuidade das obras do Hospital do FNS.
# Construção das Praças: Igreja de Sete de Maio, Bela Vista do Cambira e Diaconia do Perpétuo Socorro, em Cambira.
# Ajardinamento do Parque Industrial, linha Férrea e trecho da Av. Brasil.
# Concluiu a construção da Capela Mortuária e o Centro de Convivência do Idoso.
# Adquiriu 2,00 alqueires para construção de casas populares.
# Adquiriu um Wolks para o setor de Fiscalização; um Versalhes para o Gabinete; Uma Kombi nova para a Saúde; Um caminhão Mercedez Bens - Basculante ano 1987.
# Presidiu o Clube 22 de outubro, e ali construiu as obras hoje existentes, em parceria com os associados.
Sidney Bellini foi sempre persistente na busca da concretização de seus ideais. Foi candidato a deputado estadual, tendo obtido mais de 13.000 votos, e mais teria obtido não fossem os percalços da campanha.
O sr. Aparecido Hilário Evaristo, o Cidinho Gabriel, filho do ex-vereador Joaquim Evaristo, empresário rural e grande desportista, sempre atuou politicamente no município de Cambira, tendo sido eleito vereador representando a região do Sete de Maio e do Palmeirinhas. Na composição dos partidos políticos que apoiaram Sidney Bellini como candidato único a prefeito, este o escolheu para ser seu vice na cota do PMDB. Designado como responsável pelo setor rodoviário, realizou várias obras na área, e sempre manteve bom relacionamento no campo administrativo com o titular
Comments