THE NAKAD’S


Sr Cicilio Nakad

FAMÍLIA NAKAD 

Obtivemos dos descendentes de Cecilio Nakad uma publicação denominada THE NAKAD’S, um jornal de divulgação familiar, através do qual pudemos extrair um pouco da história dessa família. O Sr. Cecilio é um dos fundadores da cidade de Cambira, e a ele muito devemos pela dedicação e amor a esta terra.

Descendente de uma família que chegou no Líbano no ano de 1.200, com ascendência político-

administrativa, e que se tornou dominadora no país em 1.600, Wassim Mohamad Nakad, nosso conhecido Cecilio Nakad, nasceu em 1906, e no dia 04 de novembro de 1927 embarcou para o Brasil, aqui chegando em janeiro de 1928. Seguiu para Promissão-SP, estabelecendo-se posteriormente com comércio em Rocinha, onde conheceu e se casou com Maria Lujan no cartório de Avanhandava, em 02 de julho de 1934.

Por influência da família Davantel , o Sr. Cecílio mudou-se para o norte do Paraná em 1947. Mais tarde adquiriu a propriedade agrícola da família Davantel, e juntamente com os sócios Júlio Sapatini e Geraldo Marcato, fundaram o Patrimônio São José de Cambira, que se tornou a sede do Município de Cambira, criado em 25 de janeiro de 1961. Mais tarde essa sociedade foi dissolvida, ficando a 

parte urbana com o Cecilio e a parte rural com os outros dois sócios.  O Jamil, advogado e Juiz de Direito aposentado, foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Cambira.A casa que pertenceu ao Sr. Jordão 

Beleze, cujo filho José Jordão Beleze é genro do Sr. Cecílio, foi adquirida pela família e tornou-se a Casa dos Nakad. Seus  filhos Jamile , Nazira (in memorian), Osmar, Izaura, Elena, Fauze, Jamil, Nazir e Fauaz, e seus descendentes, à exceção da Jamile e da Elena, encontram-se  espalhados pelo Brasil e ocupando os mais dignificantes cargos e profissões, nela se encontram para as datas festivas, numa demonstração de que a família Nakad continua mais unida do que nunca, mantendo suas tradições intactas e imorredouras.

Comments